Yoga para crianças

yoga_bebes1

Numa aula de yoga, é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar a criança: regras de como viver em sociedade; como respeitar a natureza, os animais; como brincar e divertir sempre com respeito pelos outros; como respirar correctamente; coordenar os movimentos com a música, desenvolvendo a concentração; aprender a relaxar e a acalmar utilizando ferramentas que serão muito úteis no dia-a-dia da criança, melhorando dessa forma a concentração e a aprendizagem.

Todas estas técnicas terão um efeito muito positivo na criança, que, além de todos os benefícios do exercício físico, aumenta a auto-estima, desenvolve uma atitude positiva perante a vida e interioriza o respeito pela natureza e pelo próximo, ajudando a tornarem-se adultos fortes, saudáveis, emocionalmente inteligentes e com elevada auto-confiança.

Principalmente, e o mais importante de tudo, é que uma aula de yoga é um momento divertido, em que a criança se sente amada, respeitada, segura e alegre, o que sem dúvida contribui, igualmente e muito, para a sua felicidade.

Benefícios da prática de yoga na criança

  • Promove o relaxamento e concentração
  • Promove a criatividade
  • Promove a auto-estima
  • Promove posturas correctas (da coluna e membros)relaxa
  • Promove a coordenação físico-motora
  • Corrige maus padrões respiratórios
  • Equilibra o sistema nervoso
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração
  • Promove a disciplina

Estrutura de uma aula de yoga para crianças

A prática do yoga incide em 3 pontos fundamentais:

yoga_criancas2

1Âsanas

A base do yoga assenta na sequência de asanas feitas durante a aula em conjunto com o trabalho da respiração.

As âsanas promovem o desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio e força. Para além do desenvolvimento motor e respiratório, o yoga actua ao nível do sistema nervoso, equilibrando toda a personalidade da criança.
Numa aula de yoga para crianças o professor e as crianças sejam compêm a história com cada posição, aludindo sempre a nomes de animais e elementos da natureza que tentam representar, num claro convite à imaginação do grupo.

2Pranayama (respiração)

A consciencialização da respiração dá-nos uma ligação muito importante entre corpo e mente, proporcionando um elevado sentimento de harmonia e confiança interiores, para além de uma melhor coordenação física.

A prática contínua do yoga permite, entre outras coisas, corrigir maus padrões respiratórios que podem ter efeitos nefastos na saúde em geral.

3Relaxamento

Todo o trabalho da aula prepara para o relaxamento, através da concentração no corpo. É um elemento fundamental para a prática do yoga e irá servir para iniciar e finalizar a aula.

O ambiente deve ser calmo, arejado e agradável, onde será possível relaxar física e mentalmente, para que a aula decorra convenientemente e termine da melhor maneira, com crianças calmas, mas plenas de energia.

Na aula de yoga é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar algumas regras à criança: respirar correctamente; ao coordenar o movimento com a música e com a respiração, desenvolve a concentração; aprendem a relaxar e a acalmar, utilizando como ferramentas úteis no dia-a-dia e melhorando a aprendizagem.

Para mais informações por favor contacte a Federação Portuguesa de Yoga (tel.:243321715)

Instituição de Utilidade Pública reconhecida pelo Estado Português.

Reconhecida como Entidade de Interesse Público, em Sessão Plenária da Câmara Municipal de Santarém.

Avenida 5 de Outubro, 16
2000-102 Santarém

tel. : +351 243 321 715
e-mail: federacaoportuguesayoga@gmail.com
facebook: facebook.com/fpyoga

Membro Correspondente da Union Européenne de Yoga

Este sítio foi projectado em conformidade com as Directivas internacionais e nacionais para a Acessibilidade do Conteúdo da Web definidas no quadro do Consórcio W3C.
Desenvolvido por: Ci Global Media